Aves
Produção de Aves
Peço aos funcionários encarregados da administração dos palatinados que, nos domínios principais, não tenham menos de 100 galinhas, e 30 gansos, nas propriedades livres (ad masilions) 50 galinhas e 12 gansos, e, nos moinhos, um número correspondente ao tamanho dos mesmos, sempre que haja abundante número das duas classes de aves engordadas para enviar à côrte imperial, etc.
Carlos Magno, Ordenanças e Capitulares 768-814
Produtor Certificado da Confraria Gastronómica O Galo de Barcelos.
Criador de raça Preta Lusitânica e Pedrês Portuguesa.
Animais para Carne e Produção de Ovos.
Capões
Aliar um dos mais tradicionais ex-libris da gastronomia minhota ao respeito pelo bem-estar animal.
Participação em Concursos Pecuários
Os concursos pecuários são uma tradição fortemente enraizado no Entre Douro e Minho, sendo uma excelente forma de divulgação das nossas raças autóctones e, em simultâneo, uma forma de incentivar o convívio e a troca de experiências entre produtores.
Padre Francisco não me pareceu que tivesse os três (miolos) perfeitos, teimando em dar crédito ao seu autor, depois que eu lhe mostrei anatomicamente o cérebro de uma galinha igual na estrutura e na forma ao de um capão que se comeu por amor da ciência. A instrução deste homem saiu-lhe toda da capoeira.
Camilo Castelo Branco
O Degredado, Novelas do Minho
A Quinta de Eira Vedra marcou presença no Workshop - "Galinhas Portuguesas: da Produção à Comercialização", Jornada de Transferência do Conhecimento Científico e Tecnológico, no âmbito do projeto ALT-Biotech RepGen, organizado pelo INIAV e pela AMIBA (12 de Junho de 2019).
A mesa redonda moderada por Pedro Santos da Consulai teve os seguintes intervenientes: Juan Insua (Avimos), Virginia Ribeiro (AMIBA), Claudia Moedas (DSAVRLVT), Cristina Hagatong (DGADR), Ondina Afonso (presidente do Clube Produtores Continente) Pedro Vaz (Quinta da Eira Vedra) e Antonio Frances (CUCUMBI - Agricultura Biológica.
Algumas imagens da realização da curta-metragem "A Lenda do Galo", com um protagonista muito especial criado na Quinta de Eira Vedra.
Durante a expansão romana, as galinhas, tidas como animais sagrados, acompanhavam os generais e soldados romanos, como anunciadores da sorte ou da desgraça e, daí, a sua disseminação através de todo o império Romano e, portanto, pela Gália, Bretanha, Espanha, etc. Véstia, M (1959).